terça-feira, outubro 21, 2003

Fórmula de definição da opinião pública

Opinião Pública=Nível de Instrução+Opinion Makers seleccionados+Desinformação+Componente Aleatória

A verdade e a informação não entram na equação.

Exemplo:

Gostaria de me lembrar de quem foi, mas não me lembro. Era um dos nossos doutos comentadores políticos. Dizia ele, para justificar a sua opinião favorável à intervenção no Iraque, que a geologia tornava a exploração de petróleo particularmente difícil, pelo que não seria por petróleo que os Estados Unidos optariam pela guerra.

Uns dias depois, numa entrevista, salvo erro na BBC, um geólogo com experiência na área da prospecção petrolífera dizia que não havia qualquer problema de prospecção no Iraque, do ponto de vista geológico.

Neste artigo, podemos ler isto:

"Still, the estimated success rate in Iraq ranges from one in two in the Mesopotamian Basin to one in four in the western and northwestern stable platform, with the overall success rate exceeding 72 percent — perhaps the highest success rate achievable anywhere in the world. Oil exploration costs are among the cheapest globally, with the current cost estimated at around 50 cents per barrel."

Este é um exemplo particularmente simples e desavergonhado de manipulação, melhor, de mentira, para o apoio à argumentação. Quantas vezes a demonstração da mentira é impossível de realizar?

Hoje em dia, toda a gente tem opinião, seja sobre o que for. Isto confunde-me. Há uma ilusão de conhecimento que não é sujeita à mais pequena dúvida metódica. Estranho. O problema deve estar em mim, que só tenho dúvidas. Disso tenho a certeza.