quarta-feira, março 31, 2004

Prazos

Teste: Qual destes prazos não faz parte do conjunto?

Mannheim, Germany - Mayo 27 2004
Amadora, Lisboa, Portugal - primavera/verano 2004
Naples, Italy - Junio 3 2004
Minneapolis, USA - Junio 16 2004
New York, USA - Julio 28 2004
Houston, USA - Agosto 4 2004
Philadelphia, USA - Agosto 25 2004
Gothenburg, Sweden - Agosto 25 2004
Brescia, Italy - Agosto 2004

Se querem mesmo saber, são prazos para abertura de lojas IKEA.

Coitados... há uns tempos tiveram a triste ideia de marcar prazos... em Portugal... com empreiteiros... (reparem como o riso se vai acumulando a cada passo até se tornar uma gargalhada incontrolável)

(pergunto-me se estes suecos se adaptarão ao clima?)

terça-feira, março 23, 2004

Al-Qaeda: 200 mortos - TVI: 10 milhões de idiotas

A propósito do comentário do António no post anterior.

Quando a TVI vai buscar um bocado de plasticina a Sevilha e faz disso manchete, o que pretende? Pretende "desmascarar" um problema? Ou pretende ganhar dinheiro com uma caricatura?

Que eu saiba, os repórteres da TVI não estão referenciados pela polícia como potenciais terroristas (depois destas reportagens deveriam passar a estar), como o não estão 99% das pessoas que todos os dias cruzam as fronteiras. O que está implícito na reportagem da TVI é que a segurança só pode ser garantida num estado policial, cinco milhões de polícias a vigiar outros cinco milhões, delação, e todos os outros ingredientes.

Não é que a TVI acredite na necessidade de um estado policial. Aliás, não é que a TVI acredite em alguma coisa, excepto na verdade do dinheiro. Os valores que prega numa reportagem podem ser contraditórios com os da reportagem seguinte, desde que isso lhe dê mais audiência.

Para a TVI, vale tudo, incluindo a caricatura finalizada pelos comentários inenarráveis do palhaço de serviço, Manuela Moura Guedes, de seu nome.

Se a TVI quer fazer jornalismo sério e sem batota, tente fazer passar objectos realmente perigosos para dentro de um avião, onde à partida todos somos suspeitos. Por exemplo. Não brinque com coisas que não quer perceber, porque se está nas tintas, porque lhe dá jeito.

Quando um dia se fizer a história dos media em Portugal e de como eles contribuíram para a idiotização generalizada, a TVI terá finalmente o seu merecido reconhecimento.


Posição de princípio
As sociedades de modelo democrático, laico, etc., têm toda a legitimidade para lutar com todos os meios admissíveis (cada vez mais elásticos) contra qualquer indivíduo, grupo, ideologia, que, por meios violentos, tente subverter os seus valores societais básicos. Não têm de "compreender", nem dialogar, com o terrorismo. Os atentados não são uma fatalidade, mas temos de assumir que não podemos evitá-los todos e temos de incorporar esta consciência no nosso dia-a-dia e no nosso estilo de vida.

sábado, março 20, 2004

O terrorista do 3º Esq.

Na senda das gloriosas reportagens da TVI que demonstram a mais apagada e vil incompetência das nossas autoridades policiais, gostaria de corroborar os resultados da estação. Eu próprio já me vi confrontado com o grau de impreparação do nosso país, e também de nuestros hermanos.

De facto, há alguns meses atrás, aluguei uma carrinha Hertz, tipo Ford Transit, e fui fazer um carregamento de material combustível e potencialmente perigoso a Madrid. Encontrei-me com o meu contacto em pleno parque de estacionamento do IKEA de Alcorcon e transferimos a mercadoria nas barbas da polícia. Andámos a passear a carrinha dois dias em Madrid, e a polícia nunca nos incomodou. Nem as câmaras de vigilância dos parques de estacionamento dos centros comerciais se aperceberam dos nossos movimentos. O mesmo aconteceu na viagem de regresso. Não houve um único momento em que pensássemos que iríamos ser apanhados.

O que dizer disto? O que dizer desta absoluta incapacidade da Europa para controlar os movimentos de potenciais terroristas? Que confiança podemos ter nos nossos serviços secretos?

Só posso concluir que o mundo está ainda mais perigoso do que se imaginava, graças ao pequeno, mas inestimável, contributo da TVI e de outros jornalistas idiotas.

sexta-feira, março 19, 2004

Amigos como dantes, amigos como sempre

Há amigos que nos fazem irremediavelmente melhores, mesmo contra a nossa vontade empedernida. Há amigos que se infiltram no nosso código genético. Há amigos à nossa beira, embora tão longe.

Quando tentamos expressar, toscamente, por que motivo são importantes, há amigos que nos provocam um nó na garganta. Como agora. (Espero que ninguém me esteja a ver.)

Há amigos como a Zé, que faz anos hoje. Parabéns, Zé.

Formosura

A visão da cintura McDonalds que muitas teenagers insistem em oferecer-nos provoca-me uma quase irreprimível fúria canibal. Penso que elas próprias se sentem mais meat que flesh.

terça-feira, março 16, 2004

Saída das tropas espanholas do Iraque

Quem te manda a ti, Zapatero, tocar rabecão?

Sarau de Poesia

A Câmara Municipal de Lisboa convida todos os munícipes para um magnífico Sarau de Poesia a ter lugar no próximo sábado, às 16:00 horas, no Hotel Bragança. No sarau, o Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Pedro Santana Lopes, recitará excertos do seu último livro, "Causas da Cultura", acompanhado ao violino pelo artista de fama internacional Manuel Seisdedos, que tocará obras para violino de Chopin.

A Câmara Municipal de Lisboa informa que, por causa da cultura do seu Presidente, e futuro putativo presidente de todos nós, não tem a certeza da localização exacta do Hotel e está com dificuldade em garantir a execução da peça musical anunciada, pelo que esta poderá ser substituída por uma rapsódia ao gosto popular.

domingo, março 14, 2004

Uma vitória de sapateiro

Não percebo a dificuldade dos blogs "liberais" em assumir que o PP perdeu as eleições em Espanha por sua exclusiva culpa. Não percebo por que motivo não percebem que o governo se atolou em contradições e, por erro ou má-fé, deixou que se instalasse a desagradável sensação de que estava a tentar gerir politicamente a tragédia a seu favor. Há posts, como este, ou este, que afirmam que o resultado das eleições é uma vitória do terrorismo e de um molho de arruaceiros.

Os blogs "liberais", quando se lhes estala o verniz, ficam estranhamente parecidos com o Bloco de Esquerda. Como escrevi num comentário, ao BE quase se lhes desculpa a senilidade. Aos "liberais" ataca-os uma estranha doença feita de ressentimentos vários (contra o povo que não vê a luz), muitas aspas denegridoras, e uma genérica associação ao terrorismo de todos os que não votaram PP.

Na luta contra o terrorismo, a vitória do PSOE talvez não seja a mais optimista das notícias. Mas o governo e o PP espanhóis deveriam ter assimilado os erros que cometeram com o Prestige. E a lição é muito simples: se não és capaz de manipular politicamente uma tragédia, não o tentes fazer.

sexta-feira, março 12, 2004

Whodunit

É evidentemente necessário saber quem cometeu o acto criminoso e fascizante (ist's a joke, right?). "Quem foi" implica perceber as motivações. Perceber as motivações dá-nos mais capacidade de estimar o futuro.

O que não compreendo, e desprezo, é a ansiedade de alguma esquerda que já não tem coragem de definir a ETA como movimento de libertação mas que, como se vê pela imagem junta, lhe confere uma bizarra grandeza moral de base estatística (a ETA não seria capaz de matar tanta gente).

quinta-feira, março 11, 2004

Que dizer?





terça-feira, março 09, 2004

Rabo de cavalo no espaço

Gosto de lendas urbanas. Em geral são bem construídas e ligam factos simples de uma forma criativa mas plausível. Uma variação a que A Formiga dá voz é a da medida dos tanques do Space Shuttle ser definida, como prima causa, pela parte traseira dos cavalos usados no Império Romano. Si non e vero e bene trovato.

Infelizmente, há sempre um desmancha prazeres. Por que motivo certas pessoas pensam que a realidade é mais interessante?

domingo, março 07, 2004

Taxinomia II

Como é evidente, a mais perfeita as taxinomias é esta:

"Los animales se dividen en (a) pertenecientes al Emperador, (b) embalsamados, (e) amaestrados, (d) lechones, (e) sirenas, (f) fabulosos, (g) perros sueltos, (h) incluidos en esta clasificación, (i) que se agitan como locos, (j) innumerables, (k) dibujados con un pincel finísimo de pelo de camello, (1) etcétera, (m) que acaban de romper el jarrón, (n) que de lejos parecen moscas." (Jorge Luis Borges)

[Noto, via Formiga, um súbito interesse pela taxinomia na blogosfera. Será um aleph que por aqui passou?]

Sumário da Semana

O Ministro da Educação deu um pontapé no clitóris subjectivo do Herman... não, espera aí... o deputado estava em posição fetal e foi comido pelo Avelino... não... também não foi assim... já sei! O padre comeu o clitóris das criancinhas que não queriam fazer exames!... não... O Avelino queria fazer um barbecue mas não tinha lenha... os fetos foram ao programa do Herman e fizeram-lhes um peeling por 70 dolares... não... uma excisão na Lili...

Desisto. A complexidade dos temas da semana ultrapassa as minhas escassas capacidades de entendimento.

quinta-feira, março 04, 2004

Santinho...

"Tenho uma grande constipação,
E toda a gente sabe como as grandes constipações
Alteram todo o sistema do universo,
Zangam-nos contra a vida,
E fazem espirrar até à metafísica.
Tenho o dia perdido cheio de me assoar.
Dói-me a cabeça indistintamente.
Triste condição para um poeta menor!
Hoje sou verdadeiramente um poeta menor.
O que fui outrora foi um desejo; partiu-se.


Adeus para sempre, rainha das fadas!
As tuas asas eram de sol, e eu cá vou andando.
Não estarei bem se não me deitar na cama.
Nunca estive bem senão deitando-me no universo.


Excusez un peu... Que grande constipação física!
Preciso de verdade e da aspirina."

(Hoje tenho em Álvaro de Campos um irmão de ranho. Substituo "poeta" por "blogger" e tudo se explica.)

terça-feira, março 02, 2004

Taxinomia

Sinto pela Taxinomia o fascínio dos absolutamente desarrumados.