Uma vitória de sapateiro
Não percebo a dificuldade dos blogs "liberais" em assumir que o PP perdeu as eleições em Espanha por sua exclusiva culpa. Não percebo por que motivo não percebem que o governo se atolou em contradições e, por erro ou má-fé, deixou que se instalasse a desagradável sensação de que estava a tentar gerir politicamente a tragédia a seu favor. Há posts, como este, ou este, que afirmam que o resultado das eleições é uma vitória do terrorismo e de um molho de arruaceiros.
Os blogs "liberais", quando se lhes estala o verniz, ficam estranhamente parecidos com o Bloco de Esquerda. Como escrevi num comentário, ao BE quase se lhes desculpa a senilidade. Aos "liberais" ataca-os uma estranha doença feita de ressentimentos vários (contra o povo que não vê a luz), muitas aspas denegridoras, e uma genérica associação ao terrorismo de todos os que não votaram PP.
Na luta contra o terrorismo, a vitória do PSOE talvez não seja a mais optimista das notícias. Mas o governo e o PP espanhóis deveriam ter assimilado os erros que cometeram com o Prestige. E a lição é muito simples: se não és capaz de manipular politicamente uma tragédia, não o tentes fazer.
<< Home