sexta-feira, abril 16, 2004

Matrix

Mais umas páginas do Manual de Marketing.

É estranho que o Portugal eterno só tenha castelos de 1940... Tratou-se de um restyling? De um reposicionamento do produto, num mercado de ideias únicas em monopólio de 50 anos?

O pão alentejano de Lisboa é melhor que o de Beja, porque os alentejanos suburbanos têm esse conceito mítico do pão, e compram-no a quem o traz de Mértola, da Vidigueira ou do Escoural. Em Beja, urbana parola, come-se carcaça de padaria ou do Modelo.

"O costume natural dos folares" é paradoxal nos termos. Não há "costume natural". Há costumes que são resposta a condições sociais, físicas, tecnológicas específicas. Mudamos essas condições, mudamos os costumes, ou mantémo-los, como marcos históricos e actividade vagamente kitch para consumo turistico.

Todos temos valores, até o "inner circle lisboeta". As elites portuguesas têm a ética da ganância, a desresponsabilização perante as suas acções, a autopreservação a todo o custo. Os suburbanos têm valores contraditórios da terra de onde vieram, da TV que os alimenta e dos maus exemplos que vêm de cima.

Eu não preciso de comer folar às escondidas, envergonhado. Porque não gosto. Nem gosto de ovos de chocolate. A globalização entra-me pela casa nos meus termos. Entra-me em forma de tatamis e chouriço beirão, trasmontano ou alentejano, livros da Amazon e marron glacé, produtos fair price e consumir Madrid como consumo Lisboa. Não troco isto por um folar. Desculpa, António.

A Segway serve para mostrar que há modelos de desenvolvimento alternativos dentro do mesmo modelo da economia e valores de mercado. Não interessa se em concreto se adapta aos nossos buracos. Cabe-nos, a nós, encontrar um caminho, com novos buracos.

"Às almas dilaceradas pela dúvida e o negativismo do século procurámos restituir o conforto das grandes certezas. Não discutimos Deus e a virtude; não discutimos a Pátria e a sua história; não discutimos a autoridade e o seu prestígio; não discutimos a família e a sua moral; não discutimos a glória do trabalho e o seu dever." Corolários do Manual de Marketing.

Portugal será eterno. Enquanto durar.