quinta-feira, abril 01, 2004

Valores de Mercado: A Livre Concorrência

Mais um novo aumento da gasolina. Isto demonstra o nosso carácter profundamente excêntrico (nos vários sentidos) como economia de mercado, digno, aliás, de um case study aprofundado. De facto, Portugal é possivelmente o único pais no mundo em que a sã concorrência entre os actores faz aumentar os preços.

Podemos fazer um estudo sobre o assunto, mas "falta de vergonha" é uma variável a considerar desde já (posso procurar a expressão latina equivalente, para tornar o conceito mais credível).

[Adenda para o António: a economia informal não é apenas feita dos biscates de trolhas e outros indiferenciados. É feita também de cumplicidades não observáveis no topo. Devido à componente informal da economia portuguesa, a potencial cartelização dos preços deveria ser tida em conta quando se definem as regras de liberalização de qualquer mercado. Tal como a natureza tem horror do vazio, as empresas têm horror do vazio que pode ser ocupado com lucro. Não é pecado, mas o mexilhão é sempre o mesmo. Esta é a minha modestíssima opinião.]