terça-feira, novembro 04, 2003

A Agenda da Blogosfera

O JPH, do Glória Fácil acha impossível fazer uma "análise" da "agenda da blogosfera", que o Abrupto se propõe levar a cabo.

Vindo a proposta de quem vem, a análise será sempre política, e a escolha será sempre definida em função dos objectivos da agenda do Abrupto. É disto que estamos à espera. Nesse sentido, será "honesta", à sua maneira.

A análise "científica" é outra história, e JPH confunde esta com a outra. O JPH assume que a blogosfera é uma coisa de tal forma complexa que se torna impossível de analisar. O problema começa logo pelo conceito de "análise". O conceito de análise de JPH é tal que o resultado seria um espelho do objecto estudado, um mapa do tamanho do reino.

Ora analisar significa sempre seleccionar, cortar a fatia da realidade que queremos estudar. Dizer "a agenda da blogosfera" é definir em parte o objecto de análise. Dizer "quero analisar as referências ao Benfica em posts de 2003 nos 100 maiores blogs, usando a lista da Technorati em 1 de Dezembro" é definir um objecto de estudo. Não está errado nem é desonesto. E, sim, temos sempre "teses definidas na cabeça". Chamam-se hipóteses. Que serão, ou não, confirmadas pela análise. E, sim, se uma amostra estiver bem feita, podemos ver a floresta a partir da árvore. E não precisamos de contar cada folha de cada árvore.

Na resposta a O Vilacondense penso notar algum desconhecimento sobre a definição de amostras. O volume das amostras não depende da dimensão do universo, pelo que a blogosfera pode crescer para o infinito, que para o caso é irrelevante. A blogosfera é "radicalmente multifacetada"? Ok. Aumenta-se a amostra para reduzir a margem de erro devida à heterogeneidade da população. No problems. Quanto aos conteúdos: a análise de conteúdo incorpora um conjunto de métodos e técnicas suficientemente testados e aplicáveis aos mais diversos conteúdos. Até, sim, aos da blogosfera.

A isto, e a algumas coisas mais, chama-se método científico. É suposto que os jornalistas pelo menos já tenham ouvido falar nele. E que tenham menos certezas.

Fazer uma “análise” séria e honesta da "agenda da blogosfera" é possível. Tem-se em demasiado boa conta quem o acha uma impossibilidade absoluta. Desculpe-me JPH, mas escrever o espelho da sua frase era irresistível.

Concordo inteiramente com ovilacondense. Estes posts do JPH tem a sua própria agenda, conflitual com a de JPP. Também não me quero meter aí.