quinta-feira, outubro 09, 2003

Esbarrar

O linguarejar do Porto fascina-me e surpreende-me cada vez que cá venho.

Hoje estava à espera de uma colega e perguntei a uma funcionária se ela demoraria. "Não, a menina está aí a esbarrar." Ora os portuenses vão desculpar a minha ignorância e, talvez, a minha efectação de maneiras, mas "esbarrar" não me parece uma forma própria de alguém chegar, em especial tratando-se de uma senhora.

Isto fez-me lembrar de um acidente que houve no século passado no Cais do Sodré. Alguns lembrar-se-ão que um comboio perdeu as estribeiras e entrou pela estação adentro. À tarde, o jornal A Capital titulava, por cima da fotografia do comboio: "Novo horário, novo estilo". Mas este título referia-se (percebia-se depois) à nova grelha de programação da RTP. Não sei se foi incompetência ou humor fino, mas foi brilhante.