quarta-feira, agosto 25, 2004

Brigada de Higiene Urbana (BHU!)

É admirável a eficácia da brigada que substitui cartazes vandalizados do PSD. Os bigodes ou dentes podres na cara de Alberto João Jardim sofrem um lifting num prazo inferior a 24 horas.

Não sei se tudo funciona bem em Porto Santo, mas este é um bom benchmark.

segunda-feira, agosto 23, 2004

Caçador/Recolector

A carrinha pára. O coelho atravessa a estrada. O caçador/recolector persegue-o à pedrada. A prole chora e uma das crianças sai do carro em súplica. O hominídeo ulula de satisfação e, para demonstrar sapiência, dá uma pancada no pescoço do coelho já morto. "Já temos almoço!" Atira o coelho para o porta-bagagens. As crianças continuam a chorar.

Uns quilómetros depois, passo de novo por ele. Está a abrir o porta-bagagens e a deixar o almoço-que-não-foi no contentor do lixo. Deve estar farto de choradeira.

É sempre bom criar memórias fortes nas crianças. Se não, de que se lembrariam elas quando adultas?

Local mente

O PS perdeu a Câmara de Porto Santo em 1997. O Roberto (actual presidente, PSD, que aparentemente não tem apelido) insiste no que o PS nunca fez.

Sabemos que o PS não é conhecido por fazer o que quer que seja, mas, por via das dúvidas, gostaria de ver os fluxos financeiros anuais do Governo Regional para Porto Santo nos últimos 15 anos, por exemplo. E verificar se, como sempre, não me estão a contar apenas metade da história.

Jardim

Comício de Alberto João após a exibição do faquir cospe-fogo.

Ficamos a saber que os inimigos da Madeira são:
  • Os ingleses;
  • As sociedades secretas, que espumam de raiva pela Cruz de Cristo na bandeira do arquipélago;
  • A Sra. Guida dos bordados;
  • A Madeira velha (penso que será o equivalente regional de Velha Europa, no conceito de Donald Rumsfeld);
  • As corporações da justiça e dos media;
  • Uns de quem Alberto João nem sabe o nome (assume-se que sejam do PS local);
  • Todos os outros que, não pertencendo a algumas destas categorias, cabem no largo espectro dos psicóticos.

Claro que já sabemos isto, mas ao vivo e com o colorido local é so very tipical...


Tentações

Pode uma freira gostar de tango?

(É uma questão complexa que exige talvez uma resposta à altura. Numa resposta que contorna o problema, a freira pode adormecer 15 minutos após o início do concerto e acordar apenas para bater palmas.)

quarta-feira, agosto 18, 2004

Liberdades

A frase "Onde todos dependem do estado não há Liberdade" adquire um sabor muito especial quando lida de Porto Santo (na Madeira, em geral). Dado que o título do post é "Propriedade é Liberdade II", não tenho a certeza se eu e o autor estaremos a falar do mesmo assunto.

Neste primeiro dia de férias, estas diferenças preocupam-me imenso.

sábado, agosto 14, 2004

Vascos

- Tem aquele livro do Vasco Pulido Valente que foi agora reeditado?
- Vasco..., Vasco..., acho que só temos aí agora um Vasco Graça Moura, não sei se quer?
- Não, era mesmo o Vasco Pulido Valente.
- Ah, pois, esse não temos...

sexta-feira, agosto 06, 2004

Operação stop (and pay)

Mandaram-me parar numa "operação stop". A senhora polícia cumpriu o ritual do costume (short version) com um profundo fastio. Só mostrou algum ânimo quando me encaminhou para a estrela da companhia, o novo terminal de acesso a coimas em atraso.

Não tenho coimas em atraso (não me desprezem por isso, por favor!...), pelo que não posso contribuir mais para a redução do deficit.

A senhora polícia devolveu-me os documentos, amuada e algo incrédula, e disse-me com o olhar: "desanda, inútil! Já me fizeste perder muito tempo!"

Penso que deveriam contratar polícias com experiência em tele-marketing, que só se revelam quando ficam convencidos de que não vamos mesmo comprar nada.