terça-feira, julho 06, 2004

As futebolistas da CDCSDME

Parece que vai ser criada, sob proposta d' "Os Verdes", a CDCSDME, isto é, a Comissão de Despistagem de Conteúdos Sexistas e Discriminatórios em Manuais Escolares. Na origem desta proposta está a confrangedora ausência de mulheres futebolistas, mecânicas ou bombeiras nos manuais escolares. A inexistência de bailarinos também deu a sua modesta contribuição (a contribuição que um homem pode dar, enfim).

Deste modo, vamos passar a ter manuais escolares com excesso de adesão à realidade numas páginas (Big Brother e afins) e a mais completa ausência de realidade noutras (o mulherio do corpo de bombeiras numa futebolada de praia, e másculas e oleosas mecânicas a fazer-nos a revisão... humm...). Portanto, em média, teremos manuais escolares que reflectem bem a realidade e que, finalmente, ajudarão a educar uma nova geração sem preconceitos sexistas sobre quem deverá sair da casa no próximo reality show.

Nos Estados Unidos começaram assim, com estas boas intenções. Grupos de pressão de todas as cores contribuiram para a criação de manuais completamente desfasados de qualquer realidade, de acordo com recomentações das editoras:

• Women cannot be depicted as caregivers or doing household chores.
• Men cannot be lawyers or doctors or plumbers. They must be nurturing helpmates.
• Old people cannot be feeble or dependent; they must jog or repair the roof.
• A story that is set in the mountains discriminates against students from flatlands.
• Children cannot be shown as disobedient or in conflict with adults.
• Cake cannot appear in a story because it is not nutritious.


Esta citação é das Editorial Reviews na Amazon, de um livro muito interessante sobre este assunto, de que já falei aqui.