quinta-feira, fevereiro 05, 2004

Ultima ratio

"If you had behaved nicely, the Communists would not exist."
Jenny Holzer

O Bloguitica chama "chantagem" às greves anunciadas para a altura do Euro 2004 e acha tal atitude "deplorável".

O Bloguitica, no post imediatamente anterior, cita um artigo demolidor sobre o nível de desenvolvimento de Portugal que, em resumo, afirma que tudo está mal, excepto os salários dos directores de empresas públicas (e, por extensão da minha responsabilidade, das elites em geral).

O que o Bloguitica não percebeu é que há uma clara relação entre as duas mensagens.

Uma greve nestas circunstâncias é uma declaração de impotência de quem a promove. De quem sente que, num processo negocial ordinário, nunca será ouvido. Pura e simplesmente porque a outra parte se está nas tintas.

Fazer greve nestas circunstâncias é equivalente a chamar a TVI/SIC para mostrar o buraco que o presidente da câmara prometeu tapar há 20 anos.

Chamar chantagem a uma greve legal é declarar que a greve só pode ser feita nos tempos e nos modos que agradam à outra parte. Quando não chateia muito.

Dos meus chinelos burgueses, acho a marcação de greves para esse período extremamente desagradável ("Que horror! Que selvagens! Que é que os outros países vão pensar?"). Mas, em Portugal, carregamos na nossa cruz elites estúpidas que nunca percebem que podem estar a esticar demasiado a corda das desigualdades sociais.

Pensando bem, talvez nem precisem de perceber. Têm os seus peões da classe média que se encarregam de espalhar a justa palavra (por exemplo, "chantagem", "deplorável").

PS: Irrita-me que de vez em quando me façam vestir esta consciência social de esquerda. Por que motivo não se portam bem?