segunda-feira, junho 28, 2004

Latimeria chalumnae & Epinephelus aeneus

O Blasfémias, cita Le Figaro, Le Monde e o Liberation, que gostam de Durão Barroso por ele falar fluentemente francês, e acha um critério pouco exigente.

Pelo contrário. O rolo compressor do inglês, acelerado pelas tecnologias de informação, acabou rapidamente com a "menina que toca piano e fala francês". Hoje, todo o mundo é ocupado pelo inglês... Todo? Não! Um pequeno país de irredutíveis gauleses resiste ainda e sempre ao invasor! E quando descobre que um potencial presidente da comissão europeia fala francês é uma festa, como se um primo desavindo tivesse chegado à aldeia iludindo a vigilância dos campos de Babaorum, Aquarium, Laudanum et Petitbonum.

Há 60 anos, foi descoberto o celacanto ("Latimeria chalumnae"), um peixe da época dos dinossauros e que, na teoria, estaria extinto. Foi um grande acontecimento científico.

Durão Barroso é o celacanto dos franceses, alguém que, contra todas as probabilidades, sabe falar francês sem ser francês (Mário Soares não conta, naturalmente).

Não quero entrar na estafada história do cherne ("Epinephelus aeneus"), mas Durão parece confirmar a sua vocação piscícola.