terça-feira, dezembro 30, 2003

"Patrulha ideológica": Ciência e Ideologia

O post anterior provocou urticária em algumas pessoas, com reacções alérgicas mais ou menos elegantes, dependendo de cada paciente.

O estilo do post é tão obviamente patrulheiro que - julguei eu, na minha inocência - estava a salvo de quaisquer interpretações literais. Erro meu.

O post fala de uma ferramenta muitíssimo rudimentar de análise de conteúdo, feita em Excel em 10 minutos. Se isto provocou um calafrio ao Aviz, não o aconselho a procurar a palavra "Echelon" no Google.

A análise de conteúdo é um instrumento científico. Não é bom nem mau em si mesmo. Serve tanto para "patrulhamento ideológico" como para a análise da "música na novela camiliana".

Seria interessante, penso eu, perceber na blogosfera portuguesa, quais são os temas dominantes, o conteúdo das opiniões, o modo como se expressam, o sentido da evolução de cada blog. Se tivesse tempo, fá-lo-ia. À civil, de bata branca.

"Não gosto do frio. Não gosto do Inverno". Mas talvez não fosse má ideia que uma brisa mais fresca nos lembrasse que há um glaciar sobre a nossa cabeça.

Espero ter contribuído para que o Aviz diga "não" mais vezes. É uma das mais belas palavras do dicionário.